Banner 01 - Laerdal 08-2019
Rava Campos Banner 1 - Abril 2019
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Superguianet - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / ALEXANDRE RAVA CAMPOS - Engenheiro Civil fala sobre os avanços e as dificuldades da Segurança Contra Incêndio no país, ressaltando os impactos das legislações vigentes
Entrevistas
ALEXANDRE RAVA CAMPOS - Engenheiro Civil fala sobre os avanços e as dificuldades da Segurança Contra Incêndio no país, ressaltando os impactos das legislações vigentes
Há 32 anos atuando na área de Segurança Contra Incêndio o Engenheiro Civil, Alexandre Rava Campos, fala sobre o crescimento da área, entretanto, ressalta o longo caminho que o país ainda precisa percorrer, principalmente no que diz respeito à certificação de equipamentos, fiscalização e manutenção de sistemas e planos preventivos. "Precisamos investir em formação técnica adequada dos profissionais (projetistas e instaladores) que atuam no setor. Além disto, é essencial também que o poder público invista em melhores equipamentos e maiores efetivos dentro dos corpos de bombeiros militares, para que o órgão consiga atender a demanda de forma satisfatória", salienta.

Em entrevista à Revista Emergência, Rava Campos fala sobre a criação de sua empresa, fundada em 1987, ressaltando o compromisso com a prevenção e a proteção contra incêndio das instalações dos clientes atendidos, fomentando a cultura prevencionista. Além disto, o especialista também discorre sobre as legislações vigentes, fazendo um panorama do antes e depois do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria/RS, ocorrência esta que completa seis anos em janeiro de 2019.

PERFIL
ALEXANDRE RAVA CAMPOS

Natural de Porto Alegre/RS e filho de engenheiro militar, Alexandre Rava Campos formou-se em Engenharia Civil em 1986, pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1989. Especialista na elaboração de projetos, execução e manutenção de sistemas de proteção contra incêndio, durante sua carreira realizou diversos cursos de capacitação como Sprinkler Hydraulics Seminar, em Orlando (2006), NFPA 20 - Bombas de Incêndio, em Montevideo (2009), Técnicas de aplicação de espuma contra incêndio (2015), entre outros, além de ministrar e coordenar congressos, palestras e seminários no país e no exterior. Atualmente, Rava Campos é diretor-presidente da Rava Campos Engenharia, empresa da qual foi fundador, em 1987, e membro do COESPPCI (Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndio do RS).

COMO O SENHOR SE INTERESSOU PELA ÁREA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?
Meu pai é Engenheiro Civil e chegou ao posto de coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, onde atuou na área de engenharia da corporação e também junto ao Corpo de Bombeiros, embora não por muito tempo. Sem dúvida, foi um dos primeiros exemplos para minha vida profissional e mesmo sem jamais ter exercido qualquer pressão explícita a respeito das minhas decisões profissionais, me identifiquei com as atividades que ele exercia. Na época, minha família possuía uma empresa na área de Segurança Contra Incêndio, porém, no início da minha carreira, não estava mais em operação. Em agosto de 1986, obtive a colação de grau em Engenharia Civil pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e, em fevereiro de 1987, juntamente com dois colegas da turma e dois amigos engenheiros, fundamos a empresa Rava Campos Engenharia (RCC Sistemas de Segurança), que se encontra em atividade até hoje. No início da empresa, além das atividades ligadas à engenharia de incêndio, atuávamos na Construção civil, haja vista a composição das aptidões dos sócios. Entretanto, logo as nossas ações foram focadas para a área de Segurança Contra Incêndio. Em 1989, obtive a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, com o objetivo de obter maiores conhecimentos na área de Segurança Contra Incêndio. Foi importante para o início da carreira, porém, a minha formação recebeu forte impulso a partir da participação de cursos no exterior, principalmente aqueles ligados à NFPA (National Fire Protection Association), nos Estados Unidos. Nosso primeiro cliente de grande porte foi o Grupo Gerdau. Recordo com especial carinho e muita gratidão à oportunidade que me foi proporcionada pelo engenheiro Berwanger, da área de Segurança da Siderúrgica Riograndense, na cidade de Sapucaia do Sul/RS. Naquela época, pouco tínhamos a apresentar no nosso currículo, porém, sempre houve muita vontade de crescer com seriedade, ética, transparência e competência, e aquele engenheiro acreditou em mim. Buscamos mercado diferenciado que valorizasse mais as questões relativas à segurança contra incêndio e focamos nas empresas ligadas ao setor industrial, bem como na área comercial de grande porte. Conquistamos a confiança de muitas empresas e hoje somos vistos como uma das empresas de referência na área. Sempre depositei confiança na minha equipe e tenho plena consciência de que cada um que participou da construção da nossa história tem papel importantíssimo. Atualmente, somos detentores de novas tecnologias em segurança contra incêndio, em parceria com fabricantes dos Estados Unidos e Europa, de cujos equipamentos somos distribuidores para o mercado brasileiro. Assim, abrimos mais um braço na empresa voltado para o comércio exterior.

Por
Revista Emergência / Luana Cunha

FOTO
Arquivo Rava Campos

Confira a entrevista completa na edição de janeiro da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital