P SuperGuia Net banner 1
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Papeis de Parede Banner 4
E Fotos Redes Sociais Banner 5
E Superguianet - Banner 5
E Entidades Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / DIÓGENES MARTINS MUNHOZ - Idealizador do curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio ressalta a importância da abordagem humanizada neste tipo de ocorrência
Entrevistas
DIÓGENES MARTINS MUNHOZ - Idealizador do curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio ressalta a importância da abordagem humanizada neste tipo de ocorrência
Atuando no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo há 18 anos, o capitão Diógenes Martins Munhoz, especialista em atendimento à tentativa de suicídio, fala sobre as técnicas utilizadas durante um atendimento, ressaltando sempre o respeito que o profissional de emergência deve ter com a vítima. "Nenhum ser humano quer morrer, nem mesmo o tentante ao suicídio. Procurar a morte é a última forma que ele achou de pedir socorro e cabe a nós, sociedade como um todo, escutar e ajudar".

Em entrevista à Emergência, Munhoz fala sobre o Curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio, da ESB (Escola Superior de Bombeiros), em Franco da Rocha/SP, do qual é criador e idealizador. Diante do sucesso do curso, que é referência em todo o Brasil, o capitão lançou, neste ano, um livro sobre o assunto voltado ao atendimento realizado pelos profissionais de emergência. "Sou apenas aquele que escreveu algumas linhas, representando o trabalho de vários profissionais que nos ajudaram a chegar até aqui", conclui.

PERFIL
DIÓGENES MARTINS MUNHOZ

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista (2010) e Engenheiro Civil pela Universidade de Guarulhos (2014), o capitão Diógenes Martins Munhoz se formou na Academia da Polícia Militar de Barro Branco, em 1996 e no curso de bombeiros para oficiais na ESB em 2002. Natural de São Paulo, capital, Munhoz possui Mestrado em Ciências Policiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco/SP (2015). Ao longo de sua carreira realizou diversas especializações como, por exemplo, resgate e emergências médicas (2002), docência em resgate (2005), salvamento terrestre (2008), entre outras. Atualmente, o capitão é idealizador e coordenador do curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio, da ESB (Escola Superior de Bombeiros).

QUAL A SUA TRAJETÓRIA DENTRO DA CORPORAÇÃO?
Eu entrei no Corpo de Bombeiros Militar no ano de 2000 para 2001, quando fiz o curso de bombeiros para oficiais na ESB (Escola Superior de Bombeiros), em Franco da Rocha/SP. Me formei em 2002 e fui trabalhar no posto de bombeiro de Cubatão/SP, onde fiquei atuando por um ano. Em 2003, fui convidado para trabalhar na ESB, na qual trabalho há 15 anos. Atualmente, sou coordenador de diversos cursos e comandante da 2º companhia, sendo responsável pela formação dos soldados do Estado de São Paulo. Em 2015, fui idealizador do curso de abordagem técnica à tentativa de suicídio, lançando neste ano, o primeiro livro brasileiro voltado aos profissionais de emergência, relacionado à área.
Por
Revista Emergência / Luana Cunha

FOTO
Arquivo pessoal

Confira a entrevista completa na edição de agosto da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
Banner 06 - Aktar Motors - Setembro - 02
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital