P SuperGuia Net banner 1
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Papeis de Parede Banner 4
E Proteção Digital Banner 5
E Fotos Redes Sociais Banner 5
E Superguianet - Banner 5
E Entidades Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / FABIANA MARIA AJJAR - Médica da Divisão de Medicina de Aviação do Grupamento Águia fala sobre a importância da preparação dos profissionais de resgate aeromédico
Entrevistas
FABIANA MARIA AJJAR - Médica da Divisão de Medicina de Aviação do Grupamento Águia fala sobre a importância da preparação dos profissionais de resgate aeromédico
Há 17 anos trabalhando no Águia, Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a capitão Fabiana Maria Ajjar, médica responsável pela Divisão de Medicina de Aviação, fala sobre a evolução do resgate aeromédico e a importância da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos profissionais que atuam no setor. Com especialização em Medicina Aeroespacial pela FAB (Força Aérea Brasileira), Fabiana conta sobre o trabalho da Divisão junto aos tripulantes, no que diz respeito à avaliação clínica e psicológica, ressaltando as principais doenças que atingem e afastam os profissionais do voo.

Em entrevista à Emergência, ela também fala sobre os treinamentos e as certificações realizadas no Grupamento, visando sempre a Segurança de Voo. Além disto, Fabiana também comenta sobre os desafios da profissão e a busca pelo reconhecimento da área de Medicina Aeroespacial como especialidade médica.

PERFIL
FABIANA MARIA AJJAR

Natural de Vinhedo/SP, a capitão médica Fabiana Maria Ajjar, graduada em Medicina pela Universidade de São Francisco (1994), ingressou no GRPAe (Grupamento de Radiopatrulha Aérea), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em 2001. Ao longo de sua carreira realizou diversos cursos e especializações nacionais e internacionais como Medicina Aeroespacial, pela FAB (Força Aérea Brasileira), Gerenciamento a Catástrofes SAMU Internacional (Sevilha/Espanha), Perícias Médicas, pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), entre outros. Além de instrutora de cursos de formação de enfermeiros e médicos de bordos, pilotos e tripulantes do GRPAe, atualmente, Fabiana é Chefe da Divisão de Medicina de Aviação do grupamento, Medica Intensivista - Diarista da UTI Neurológica do Hospital Samaritano São Paulo e membro efetivo do Conselho de Voo GRPAe.

COMO SE INTERESSOU PELA ÁREA DE EMERGÊNCIA E EM ESPECIAL PELO TRANSPORTE E RESGATE AEROMÉDICO?
Eu me interessei pela área de Emergência na faculdade e, em 1994, fiz treinamento e estágio no Corpo de Bombeiros, na área de atendimento pré-hospitalar terrestre, junto a um projeto da Unicamp com o resgate de bombeiros, no interior de São Paulo. Me identifiquei tanto com a área que continuei frequentando a Corporação mesmo após o término do estágio. Sempre gostei de atender doente crítico e, quando me formei, fui morar em São Paulo/SP e fui fazendo todos os cursos ligados ao APH, com o objetivo de ingressar no antigo SAMU, atual GRAU (Grupamento de Resgate e Atendimento a Urgências). Em 1998, terminei a residência de Terapia Intensiva, prestei concurso no GRAU e passei. Nesta época, eu trabalhava na UTI e também no pré-hospitalar pelo GRAU. Em 2001 eu entrei para a Polícia Militar e, por ter experiência no pré-hospitalar e me identificar muito com a área, fiz estágio no Grupamento Aéreo da PM, conhecido como Águia, sendo transferida para lá em 2001, no qual já trabalho há 17 anos. Estando na PM eu consegui fazer todos os cursos relacionados à Medicina de Altitude, Segurança de Voo e Investigação de Acidentes Aeronáuticos, junto à FAB (Força Aérea Brasileira). Em 2005, fiz a especialização em Medicina Aeroespacial no IMAE (Instituto de Medicina Aeroespacial na FAB) e fui fazendo os demais cursos de Aviação relacionados a parte médica e pré-hospitalar. Dentro do Águia eu tive a oportunidade de fazer o atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, além de trabalhar na UTI do Hospital da PM, no primeiro ano, como Oficial Médica. Sou responsável pela UIS (Unidade Integrada de Saúde), desde 2001, pela Seção de Resgate Aeromédico, desde 2015 e, neste ano, assumi a Divisão de Medicina de Aviação do grupamento.

Por
Revista Emergência / Luana Cunha

FOTO
Arquivo Pessoal

Confira a entrevista completa na edição de maio da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
Banner 06 - Aktar Motors - Maio - 02
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Emergência Outras Publicações Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital