P SuperGuia Net banner 1
Promoção - Frete Grátis - Outubro 2018
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Cadastre-se Banner 4
E Entidades Banner 5
E Fotos Redes Sociais Banner 5
E Superguianet - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / JOSÉ MÁRIO VENTURA - Mergulhador e especialista em resgate em cavernas fala sobre as particularidades dos atendimentos nestes cenários
Entrevistas
JOSÉ MÁRIO VENTURA - Mergulhador e especialista em resgate em cavernas fala sobre as particularidades dos atendimentos nestes cenários
Graduado em Arquitetura e especialista em Planejamento Urbano, José Mário Ventura direcionou sua vida profissional por áreas completamente diferentes. "Eu me interessei por mergulho em 1992, quando um amigo me chamou para fazer o curso básico de mergulho, em São Paulo. Esta experiência foi fantástica e, desde então, sou um apaixonado pelo mergulho". Como consequência da evolução no mergulho, veio a atividade de resgate e primeiros socorros, já que é obrigatório que um instrutor de mergulho tenha treinamento como mergulhador de resgate e como primeiro socorrista.

A atividade de mergulho levou a uma outra descoberta apaixonante: o espeleoresgate, ou seja, o resgate em cavernas. "No meio dos anos 90, fui morar em Brasília. O Distrito Federal e o Estado de Goiás são ricos em cavernas, algumas delas submersas. As cavernas surgem na minha vida pela primeira vez pelo mergulho em cavernas e, mais tarde, em 2016, o resgate em cavernas "secas" também ganha seu lugar nas minhas atividades, quando já tinha uma boa vivência em diversos tipos de cavernas (submersas, verticais, etc.) e participei de um curso de espeleoresgate para cavernas secas e um voltado para cavernas alagadas", destaca Ventura.

Em entrevista à Emergência, Ventura utiliza seu conhecimento no resgate em cavernas secas e alagadas para retomar uma das operações mais emocionantes dos últimos anos neste cenário, o da equipe de futebol na Tailândia, além de falar sobre a realidade brasileira dos atendimentos nestes ambientes e das particularidades de segurança da atividade de mergulho.

PERFIL
JOSÉ MÁRIO VENTURA

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília/DF, em 2000, José Mário Ventura se especializou em Planejamento Urbano pela Columbia University, em Nova Iorque (2003). Mergulha desde 1992 e em 2001 se formou instrutor de mergulho e de primeiros socorros, com ênfase especial para os primeiros socorros em acidentes de mergulho. Em 2005, veio a formação como instrutor de mergulho técnico, em 2007, de mergulho em cavernas, ambas pela IANTD (International Association of Nitrox and Technical Divers - Associação Internacional de Nitrox e Mergulhadores Técnicos) e, em 2008, instrutor de Rebreathers. Em 2016, participou de um curso de Espeleoresgate para cavernas secas da FFS (Federação Francesa de Espeleologia) e, no mesmo ano, do curso da NSS (Sociedade Espeleológica Americana) voltado para cavernas alagadas. Atualmente, é coordenador regional do Brasil da IUCRR (International Underwater Cave Rescue and Recovery - Resgate e Recuperação de Caverna Subaquática Internacional), examinador dos programas de segurança do mergulhador da DAN (Divers Alert Network) e membro da SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia).

O ESPELEORESGATE GANHOU UM GRANDE DESTAQUE COM A OCORRÊNCIA NA TAILÂNDIA. COMO O SENHOR AVALIA O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO BRASILEIROS EM GERAL SOBRE ESTE AMBIENTE E AS TÉCNICAS DE RESGATE APLICADAS?
É importante ressaltar que não existe uma fórmula mágica para o espeleoresgate, cada caso requer uma avaliação técnica e, a partir dela, são tomadas decisões que visam atingir o objetivo com o menor risco possível. No Brasil o espeleoresgate tem vindo a se organizar na esfera civil nos últimos anos, com resultados muito promissores. Não posso falar sobre a esfera profissional, já que não tenho como avaliar o conhecimento das equipes.

Por
Revista Emergência / Paula Barcellos

FOTO
Lucio Bravin

Confira a entrevista completa na edição de setembro da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
Banner 06 - Aktar Motors - Outubro - 01
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital