P SuperGuia Net banner 1
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Cadastre-se Banner 4
E Superguianet - Banner 5
E Entidades Banner 5
E Fotos Redes Sociais Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / LEONARD DE CASTRO FARAH - Comandante da operação de Busca e Salvamento no desastre de Mariana-MG ressalta a importância da cultura prevencionista e a preparação dos profissionais
Entrevistas
LEONARD DE CASTRO FARAH - Comandante da operação de Busca e Salvamento no desastre de Mariana-MG ressalta a importância da cultura prevencionista e a preparação dos profissionais
No ano em que o desastre com a barragem da Samarco, em Mariana/MG, completa três anos, o tenente Leonard de Castro Farah, comandante da operação de busca na época, fala sobre os desafios e as ações realizadas pelas equipes de resgate, ressaltando a importância do conhecimento e especialização dos profissionais. Atuando no CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de MG) há 14 anos, Farah é especialista em Redução de Risco e Desastres e, atualmente, comanda a Companhia Operacional de Busca e Salvamento do BEMAD (Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres) do CBMMG.

Em entrevista à Revista Emergência, o tenente fala sobre a importância de se ter uma cultura prevencionista no país, ressaltando as mudanças que ocorreram depois da tragédia de Mariana, e o que ainda falta mudar. Farah também compartilha suas experiências dentro da corporação, a criação e importância do BEMAD para o estado e o trabalho realizado pela Companhia.

PERFIL
LEONARD DE CASTRO FARAH

Natural de Belo Horizonte/MG, o tenente Leonard de Castro Farah concluiu o Curso de Oficiais, pela Polícia Militar de Minas Gerais, em 2009. Ao longo de sua carreira realizou diversas especializações, no Brasil e no exterior, como Pós-Graduação em Gestão de Desastres (2013), Redução de Riscos em Desastres 2014, Disaster Management Course, no Japão (2017), e Mestrado em Engenharia Geotécnica de Desastres Naturais, pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2017. Em relação à sua trajetória dentro da corporação, Farah sempre atuou na parte operacional, participando de diversas ocorrências como, por exemplo, no resgate às vítimas dos deslizamentos em Petrópolis/RJ (2013) e dos deslizamentos de terra e inundações em Sardoá/MG (2013), e também comandando operações importantes de Busca e Salvamento como o rompimento da barragem de Herculano (2014) e da barragem da Samarco (2015). Atualmente, é comandante da Companhia Operacional de Busca e Salvamento do BEMAD (Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres) do CBMMG e coordenador do CSSEI (Curso de Salvamento em Soterramento, Enchentes e Inundações).

PODERIA CONTAR UM POUCO SOBRE A SUA TRAJETÓRIA DENTRO DO CBMMG?
Eu entrei no Corpo de Bombeiros, como soldado, em 2004. Logo que ingressei, já comecei a fazer diversos cursos como salvamento em altura, combate a incêndios florestais, credenciamento em mergulho, busca e salvamento, entre outros. Em 2009, me formei no curso de Oficiais e como o curso de bombeiros de Minas Gerais equivale ao curso superior, me formei em Gestão de Catástrofes, me especializando cada vez mais nesta área. Com o passar do tempo, tive a oportunidade de fazer duas pós-graduações, uma em Gestão de Emergências e Desastres (2014), e outra em Defesa Civil (2015). Em 2015 comecei o mestrado em Engenharia Geotécnica de Desastres Naturais e em 2017 fiz a especialização de Disaster Management Course, no Japão. Dentro do Corpo de Bombeiros Militar de MG, desde que entrei, sempre atuei no serviço operacional, comandando alguns pelotões. Em 2011 fui convidado a comandar uma Companhia Operacional, que possui um número maior de militares. E em 2014, comecei a comandar a Companhia de Busca e Salvamento do BEMAD (Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres), na qual atuo até o momento.

Por
Revista Emergência / Luana Cunha

FOTO
Estudio Ilha 3

Confira a entrevista completa na edição de julho da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital