Banner Tag - 01 - SET
P SuperGuia Net banner 1
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Cadastre-se Banner 4
E Entidades Banner 5
E Proteção Digital Banner 5
E Fotos Redes Sociais Banner 5
E Superguianet - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / ROSARIA ONO - Arquiteta e urbanista com especialização em Segurança Contra Incêndio fala sobre a capacitação dos profissionais, ressaltando a importância da especialização no Brasil
Entrevistas
ROSARIA ONO - Arquiteta e urbanista com especialização em Segurança Contra Incêndio fala sobre a capacitação dos profissionais, ressaltando a importância da especialização no Brasil
Especialista em saídas de emergência e proteção passiva há quase 30 anos, a professora Rosaria Ono, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP (Universidade de São Paulo), possui amplo conhecimento em Segurança Contra Incêndio. Com seu primeiro estágio no Laboratório de Ensaios de Fogo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), dedicou grande parte da sua carreira a pesquisas. "Por ser uma área que envolve muitas pesquisas e tecnologia, me identifiquei muito, além de trabalhar também com coleta de dados estatísticos, outro setor para o qual fui treinada e atuo desde que comecei", afirma.

Em entrevista à Emergência, Rosaria fala sobre a importância da evolução da Segurança Contra Incêndio no Brasil, ressaltando a formação e a capacitação dos profissionais de Engenharia e Arquitetura no setor. A professora também comenta sobre as suas experiências profissionais e as ações e eventos realizados pelo GSI (Grupo de Fomento à Segurança contra Incêndio), grupo no qual é co-fundadora e atual coordenadora.   

ROSARIA ONO
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP (Universidade de São Paulo) em 1988, com mestrado em Engenharia pela Universidade de Nagoya (Japão, 1991) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1997), Rosaria foi pesquisadora do Laboratório de Segurança ao Fogo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de São Paulo de 1991 a 2003. Em 2010, conquistou o título de livre-docência pela USP com a tese "O impacto do método de dimensionamento das saídas de emergência sobre o projeto arquitetônico de edifícios altos: Uma análise crítica e proposta de aprimoramento". Durante a sua carreira profissional teve como principais áreas de atuação a Segurança Contra Incêndios em Edificações, com foco em saídas de emergência e proteção passiva. Atualmente, é docente da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e coordenadora do GSI (Grupo de Fomento à Segurança contra Incêndio) e do NUTAU (Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo) da USP.

COMO INICIOU SEU INTERESSE PELA ÁREA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?

O meu primeiro contato foi durante a graduação. Fiz arquitetura na USP (Universidade de São Paulo) e no terceiro ano do curso eu me inscrevi para fazer um estágio no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), no qual fui chamada para estagiar no Laboratório de Ensaios de Fogo. O professor Ualfrido Del Carlo, que na época era pesquisador do Laboratório e diretor da Faculdade de Arquitetura, sugeriu que o IPT contratasse um grupo de alunos de arquitetura para que estes tivessem mais proximidade com a área. Eu fiz parte deste grupo, estagiando no laboratório por três anos, ou seja, até a minha formatura. Como havia um contato entre o Laboratório de Fogo do IPT e uma universidade japonesa, após me formar consegui uma bolsa de estudos de mestrado no Japão. Depois do mestrado, fiz diversos estágios na área, me especializando no segmento de proteção passiva, mais especificamente em saídas de emergência. Sempre senti uma afinidade muito grande pela Segurança Contra Incêndio por ser uma área muito voltada à tecnologia, além de ter tudo a ver com o projeto arquitetônico. Outro setor para o qual eu fui treinada e atuo desde que comecei é em relação à coleta e tratamento de dados estatísticos de ocorrências de incêndios.

Por
Revista Emergência / Luana Cunha

FOTO
Priscilla Nery

Confira a entrevista completa na edição de agosto da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9
Edição do Mês
 
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Emergência Outras Publicações Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital