P SuperGuia Net banner 1
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Papeis de Parede Banner 4
E Fotos Redes Sociais Banner 5
E Superguianet - Banner 5
E Entidades Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / SOELI TERESINHA GUERRA - Cinco anos após a tragédia na boate Kiss, enfermeira que atuou no atendimento às vítimas fala sobre a atuação das equipes e a criação do CIAVA
Entrevistas
SOELI TERESINHA GUERRA - Cinco anos após a tragédia na boate Kiss, enfermeira que atuou no atendimento às vítimas fala sobre a atuação das equipes e a criação do CIAVA
Há 38 anos trabalhando na área da saúde, a Enfermeira Soeli Teresinha Guerra, atual Gerente de Atenção à Saúde do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), foi uma das mentoras do CIAVA (Centro Integrado de Atendimento a Vítimas de Acidente), criado após o incêndio da boate Kiss, com o objetivo de prestar atendimento clínico e psicológico às vítimas da tragédia. "Ao longo do tempo o CIAVA se tornou uma referência. Sempre que solicitada, a nossa equipe auxilia, tanto no âmbito de gestão, quanto de assistência, em casos de diversos lugares do país e do mundo".

Em entrevista à Revista Emergência, Soeli fala sobre a estrutura, desafios e conquistas do Centro de Atendimento, salientando a importância do atendimento pós-tragédia para a reabilitação do paciente. Em 2016, a equipe do CIAVA lançou o livro "Protocolos de Atendimento às Vítimas da Boate Kiss".

PERFIL
SOELI TERESINHA GUERRA

Natural de Tenente Portela/RS, Soeli Teresinha Guerra é graduada em Enfermagem (1988) pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira, Especialista em Gestão de Serviços e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Em janeiro de 2013, Soeli compôs a equipe de profissionais da saúde que coordenou o atendimento às vítimas da tragédia na boate Kiss, no HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), criando, logo após, o CIAVA (Centro Integrado de Atendimento a Vítimas de Acidente), do qual foi coordenadora nos três primeiros anos. Em 2016, junto com outros profissionais do Centro, lançou o livro "Protocolos de Atendimento às Vítimas da Boate Kiss". Atualmente, Soeli atua como Gerente de Atenção à Saúde do HUSM.

QUAIS PROFISSIONAIS ATUARAM NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS NA TRAGÉDIA DA KISS NO HOSPITAL DE SANTA MARIA E COMO ESTAVA A PREPARAÇÃO DAS EQUIPES?
Na ocasião da tragédia, eu coordenei a equipe de atendimento no hospital que era formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e assistentes sociais, além de profissionais de apoio administrativo e serviços gerais. Os profissionais de saúde, em geral, capacitam-se permanentemente para eventos de massa. Entretanto, nunca esperávamos que um dia tivéssemos que dar conta de atender centenas de vítimas em poucas horas. Por isto, tivemos, naquele momento, alguns desafios como, por exemplo, colocar em execução ações que, muitas vezes, só havíamos exercitado em atividades simuladas, realizadas em programas de capacitação como atendimento de vários feridos simultaneamente, acesso venoso central por via periférica, cuidados com lesão de pele, dentre outras. Os resultados mostraram para as equipes do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria) o quanto é importante o programa de educação permanente executado na instituição. Para exemplificar, no ano de 2012, que antecedeu o desastre, as atividades de educação permanente desenvolvidas, que capacitaram mais de 50% dos profissionais de saúde da instituição, estiveram centradas no Suporte Básico de Vida. Esta capacitação permitiu repassar os cinco passos para o atendimento de vítimas de acidente ou mal súbito, além de abordar noções básicas quanto à organização do cuidado a ser dispensado pelas equipes de salvamento, bem como o material necessário para o atendimento.

Por
Revista Emergência / Luana Cunha

FOTO
Divulgação HUSM

Confira a entrevista completa na edição de fevereiro da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital