Promoção - Frete Grátis - Outubro 2018
P SuperGuia Net banner 1
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Papeis de Parede Banner 4
E Fotos Redes Sociais Banner 5
E Superguianet - Banner 5
E Entidades Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / VALDIR PIGNATTA E SILVA - Especialista avalia as lições que a tragédia em SP traz para a Segurança Contra Incêndio de edificações
Entrevistas
VALDIR PIGNATTA E SILVA - Especialista avalia as lições que a tragédia em SP traz para a Segurança Contra Incêndio de edificações
"Por se tratar de uma Construção dos anos 1960, em que não havia exigências de segurança contra incêndio, não se pode responsabilizar os projetistas, mas confirma as exigências atuais sobre compartimentação vertical". Esta é a avaliação que Valdir Pignatta e Silva, engenheiro civil, professor da USP e especialista na área de Segurança contra Incêndio, faz do incêndio e consequente queda, no mês passado, do prédio abandonado e ocupado, localizado no Largo do Paissandu, em São Paulo/SP. Segundo ele, além do problema social, a tragédia mostra a importância da presença da compartimentação vertical na segurança das estruturas atuais e de um projeto adequado como um todo, que siga as normas de Segurança Contra Incêndio vigentes. Diante disso, reforça a necessidade de educação e conscientização da sociedade, em especial dos profissionais responsáveis pelos projetos. Veja a seguir as opiniões do especialista sobre o assunto.

COMO PROFISSIONAL DA ÁREA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO, QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE ESSE ACIDENTE REVELOU PARA O PAÍS NA SUA OPINIÃO?

Além dos evidentes problemas sociais, restringindo-me à minha área de atuação, ou seja, Engenharia de Estruturas em Situação de Incêndio, confirma-se a importância da compartimentação vertical na segurança das estruturas. A compartimentação de uma edificação é um dos principais meios de segurança contra incêndio. Uma vez iniciado o incêndio em um compartimento deve-se evitar que ele se propague para outros. A compartimentação vertical é aquela que impede a propagação vertical de gases ou calor de um pavimento para o imediatamente superior. É uma das medidas mais eficientes para a segurança contra incêndio. Além da relevância para a segurança à vida, a compartimentação vertical é essencial para o dimensionamento das estruturas, pois é hipótese fundamental da formulação normatizada. Em outras palavras, a formulação normatizada para o dimensionamento de estruturas de concreto, aço, etc., tem por princípio que as estruturas estão dentro de compartimentos. Desde os ensaios de laboratórios de elementos estruturais, que são feitos em fornos, que nada mais são do que compartimentos. No que tange à garantia da compartimentação vertical de um pavimento, destacam-se: Escadas enclausuradas; Fachada com parapeito-verga ou marquise/aba, construídos por material incombustível, com determinadas dimensões mínimas, a fim de evitar que o fogo que se propaga para fora da edificação retorne ao pavimento superior; Lajes com espessura mínima, de forma a respeitar isolamento térmico e estanqueidade, ou seja, evitar que o calor ou o fogo, respectivamente, se transfiram através da espessura da laje para o pavimento superior; Selos corta-fogo (Firestops) para vedar toda e qualquer ligação vertical entre pavimentos, tais como passagem de tubulações, dutos, shafts, etc.  No edifício Wilton Paes de Almeida, segundo o que foi divulgado, diversas destas medidas de segurança não existiam. Por se tratar de uma construção dos anos 60, em que não havia exigências de segurança contra incêndio, não se pode responsabilizar os projetistas, mas confirma as exigências atuais sobre compartimentação vertical.

Por
Revista Emergência / Paula Barcellos

FOTO
Mkahan

Confira a entrevista completa na edição de junho da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
Banner 06 - Aktar Motors - Outubro - 01
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital