P SuperGuia Net banner 1
Banner 06 - Aktar Motors - Novembro - 02
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Papeis de Parede Banner 4
E Entidades Banner 5
E Fotos Redes Sociais Banner 5
E Superguianet - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / WALTER NEGRISOLO - Especialista fala da importância da Segurança Contra Incêndio em museus brasileiros
Entrevistas
WALTER NEGRISOLO - Especialista fala da importância da Segurança Contra Incêndio em museus brasileiros
"No caso dos museus e edificações históricas, mas não só, entendo que o que mais pesa nestas tragédias é a ausência de gestão, em especial da segurança contra incêndio". Esta é uma das principais irregularidades em SCI apontadas pelo coronel Walter Negrisolo em relação a prédios com acervos de valor artístico, histórico e científico no país. Pesquisador voluntário do GSI (Grupo de Fomento à Segurança Contra Incêndio) e do CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo), Negrisolo já participou de debates e eventos envolvendo o tema edificações históricas, prédios que geralmente abrangem museus e que geram preocupação no país.

Com base na recente tragédia do Museu Nacional no Rio de Janeiro, o especialista analisou outras questões também importantes para a segurança contra incêndio destes tipos de locais em especial quanto à arquitetura, foco de seus trabalhos e suas especializações. "Comentando sob o aspecto da arquitetura, pode-se fracionar um museu impedindo com paredes e portas que o fogo se alastre de um ambiente para outro. Ainda sob o aspecto da arquitetura, em se tratando de um local de reunião de público, o projeto dos meios de circulação, bem dimensionados e protegidos, representa aspecto essencial para a salvaguarda da vida dos ocupantes e visitantes, complementado por planos treinados de abandono", revela.

Tendo como pano de fundo o Museu Nacional, Negrisolo falou nesta entrevista à Emergência sobre outros aspectos da Segurança Contra Incêndio nestes locais, principalmente sob o âmbito da Arquitetura, além da importância do ensino desta Ciência a arquitetos.

PERFIL
WALTER NEGRISOLO

Graduou-se no curso de formação de oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 1970, com especialização em Bombeiro. Serviu ao Corpo de Bombeiros de São Paulo de 1970 a 1996. É mestre em Arquitetura e Urbanismo (2007) pela FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), pelo Departamento de Tecnologia da Arquitetura, sob o tema Segurança contra Incêndio. Em 2012 concluiu doutorado, na mesma faculdade, cuja tese foi: Arquitetando a Segurança contra Incêndio". Atualmente, é pesquisador voluntário do GSI (Grupo de Fomento à Segurança Contra Incêndio) e do CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

COMO O SENHOR SE INTERESSOU PELA ÁREA DE ARQUITETURA E URBANISMO DIRECIONADA À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?
A Segurança Contra Incêndio é área do conhecimento multidisciplinar. Creio que outros já devem ter feito esta afirmação. Eu trabalhei no Corpo de Bombeiros no que hoje é o Departamento de Prevenção, que tem sob sua responsabilidade a produção de normas e a análise de projetos, que é uma das etapas para a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Nesta experiência, percebi que muitos arquitetos, por diversos motivos, deixavam isto de lado enquanto projetavam, o que não raro conduzia a problemas de difícil solução, quando não insolúveis, especialmente no projeto dos elementos de circulação (das pessoas) e da contenção (ou facilitação do crescimento) do incêndio. Ao passar para a inatividade, no Bombeiro, pois continuo ativo, fui convidado a fazer parte do GSI (Grupo de Fomento à Segurança Contra Incêndio), que é ligado ao Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (NUTAU). Lá reencontrei o professor Ualfrido Del Carlo e o Doutor Alexandre Itiu Seito, que já conhecia porque fiz a ligação entre o Laboratório de Ensaios do Fogo e o Bombeiro, em estudos desenvolvidos para Incêndios em Álcool, nos anos 80, e fui percebendo com mais clareza a necessidade de difusão do conhecimento dos aspectos da segurança contra incêndio para os arquitetos. Daí a ideia de encarar um Mestrado e Doutorado para tentar suprir esta lacuna, o que fiz sob incentivo e orientação inicial, no Mestrado, do professor Ualfrido.

Por
Revista Emergência / Paula Barcellos

FOTO
Katia Durazzo Negrisolo

Confira a entrevista completa na edição de outubro da Revista Emergência.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital