Banner 01 - TAG 30/10/2019 - 31/11/2019
Banner 01 - SKYFIRE 18/10/2019 - 18/04/2020
Banner 01 - NASCER 04/11/2019 - 27/11/2019
Rava Campos Banner 1 - Abril 2019
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Superguianet - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Ocorreu o seminário sobre Gestão de Riscos de Incêndio

Divulgação/Ibram
Data: 27/06/2019 / Fonte: Ibram

Rio de Janeiro/RJ - Teve início na manhã de quarta-feira (26), o Seminário Internacional `Patrimônio em chamas: quem é o próximo? - Gestão de riscos de incêndio para o Patrimônio Cultural’, reunindo cerca de 500 participantes no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, para discutir sobre o uso de novas tecnologias de segurança contra incêndios em organizações de patrimônio e sobre o papel de gestores no estímulo de uma cultura de prevenção.

Na abertura do Seminário, o presidente do Ibram, Paulo Amaral, falou sobre a necessidade de se difundir os ensinamentos técnicos que serão produzidos no evento para além dos gestores e profissionais de museus e destacou a importância da manutenção preventiva dos prédios que abrigam o patrimônio cultural do país. "É necessário que as autoridades compreendam que o gasto com manutenção é infinitamente menor que o gasto que temos para reerguer aquilo que foi destruído, sem contar o prejuízo que a indisponibilidade de um equipamento cultural gera".

Paulo Amaral comentou que o incêndio do Museu Nacional motivou o Ministério da Justiça e da Segurança Pública a priorizar a aplicação dos recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) em obras de reparação de equipamentos voltados para o patrimônio cultural.

Em maio e junho deste ano, 29 projetos voltados para o setor cultural foram aprovados para receber recursos do FDD, entre eles cinco museus do Ibram receberão R$ 55.525.763,64 até o final de 2021. O presidente do Ibram concluiu dizendo esperar que o principal produto do Seminário seja que a cultura de proteção ao patrimônio cultural reverbere por toda a sociedade.

Primeiros socorros, recuperação, recomeços
Na palestra "Requisitos para recuperação de dados e gestão de coleções após incêndios", Gabriel Bevilacqua destacou a importância do trabalho de documentação e citou ações preventivas para a salvaguarda das informações do acervo, tais como manter coleções e documentação em espaços físicos diferentes, inclusive os backups. "É preciso reiterar o que é trabalho obrigatório de um museu: inventário, conservação preventiva, catalogação e difusão da coleção. É inaceitável uma instituição de memória não ter um inventário sobre as suas coleções. Essa documentação é tão crucial quanto a coleção em si, até para fornecer à sociedade a informação sobre o acervo dessa instituição." Ele ressaltou, ainda, a relevância da disponibilização dos acervos na internet não só como estratégia de difusão, mas também de preservação.

Carolina Ossa, Conservadora-Chefe do laboratório de Pintura do Centro Nacional de Conservação e Restauração do Chile falou sobre os Aspectos materiais e imateriais da recuperação e reabilitação pós-incêndios e detalhou o processo da restauração da imagem da Virgem de Carmen, patrona do Chile, que foi incendiada após um atentado em abril 2008. Carolina comentou que esse foi um caso emblemático para o Centro Nacional de Conservação e Restauração do Chile não só pelos danos causados à imagem pelo fogo, mas também pela sua importância simbólica para a população chilena.

Ao final da tarde, Marcio Ribeiro falou sobre seguro contra incêndio de bens patrimoniais, as diferenças entre seguros e resseguros, além dos principais aspectos que devem ser observados nas contratações desses serviços. Ribeiro reforçou a fala sobre a relevância do detalhamento da informação do acervo segurado.

Na quinta-feira (27) pela manhã, os participantes do Seminário se dividiram em visitas técnicas ao Museu da Imagem e do Som, Museu Naval, Museu Histórico Nacional, Centro Cultural do Banco do Brasil, Museu de Arte do Rio e Museu Nacional, retornando às 14h para os painéis `Atualização sobre o Museu Nacional’, `Lições aprendidas de incêndios anteriores’ e `Como construir uma cultura de mitigação de risco de incêndios em organizações de patrimônio?’.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital