Rava Campos Banner 1 - Abril 2019
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Superguianet - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Índios de MT aprendem com os bombeiros a combater queimadas

Corpo de Bombeiros-MT/ Divulgação
Data: 21/09/2019 / Fonte: G1

Brasnorte/MT - Um grupo de 30 indígenas da etnia Enawenê Nawe, que vive na aldeia Halataikwa, em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, está fazendo um curso de combate a incêndio com o Corpo de Bombeiros. Fez parte do treinamento técnicas para apagar fogo em ocas.

Conforme o coronel do Corpo de Bombeiros Abadio Cunha, que coordena o trabalho, o curso está sendo ministrado a pedido dos próprios índios. A solicitação foi feita ao governador Mauro Mendes (DEM), no último dia 10, quando ele visitou a aldeia.

Foi montada uma turma de 30 alunos, que eles aprenderam sobre primeiros socorros, técnicas de combate a incêndio, na teoria e na prática; teoria sobre o fogo e formas de propagação do fogo.

As aulas foram ministradas entre segunda-feira (16) e quarta-feira (25). O curso teve carga horária de 20 horas.
"O combate à incêndio em oca veio em função da aldeia já ter sido por um incêndio em 2007 que destruiu toda a aldeia e em 2010 teve outro incêndio que deixou metade de todas as ocas destruídas ", explicou o coronel.

Agora, de acordo com o coronel Cunha, o próximo passo é buscar estrutura para a implantação da brigada com o fornecimento de viaturas, equipamentos e contratação dos brigadistas.

A visita do governador à aldeia fez parte do projeto "Ser Cidadão Indígena", organizado pela Secretaria de Assistência Social, para a emissão de documentos como CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade, título de eleitor e certidão de nascimento.

Entretanto, durante a visita, vários outros assuntos foram discutidos, como a produção agrícola nas terras indígenas, melhoria nas estradas que dão acesso à aldeia e o desenvolvimento de psicultura e apicultura na área indígena.
Um documento assinado por todos os caciques foi entregue a Mauro Mendes.

Em entrevista recente concedida à TV Centro América, a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, afirmou que 16% dos focos de incêndio no estado são em terras indígenas e que o governo não tem como fazer o combate porque as áreas são de responsabilidade da União.

Emergência
O governo estadual decretou situação de emergência por conta das queimadas no estado, neste mês. Com a medida, no período de 60 dias, o estado pode fazer ações emergenciais, como comprar bens e materiais sem licitação, e buscar auxílio do governo federal.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital