P SuperGuia Net banner 1
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Cadastre-se Banner 4
E Entidades Banner 5
E Superguianet - Banner 5
E Fotos Redes Sociais Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
CBMPA adota nova ferramenta para salvar vidas

Divulgação/Corpo de Bombeiros do Pará
Data: 22/02/2018 / Fonte: Corpo de Bombeiros do Pará

Pará - A tecnologia já faz parte da rotina de milhares de pessoas. A evolução alinhada ao aprendizado de práticas envolvendo o atendimento pré-hospitalar podem ser uma grande ferramenta para salvar vidas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará assinou um Termo de Cooperação para inserir um novo projeto de educação e inovação que vai ajudar a salvar vidas. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira, 22, no Comando Geral do CBMPA. "Esse é um passo que veio para beneficiar e agilizar o nosso processo, tendo em vista que o nosso tempo-resposta é o nosso maior aliado, então, tudo que vier para somar e trazer boas respostas são bem vindas", salientou o Comandante Geral, Coronel Zanelli Nascimento.

Inovação - Em processo de testes, em breve será oficializado o lançamento do aplicativo para o uso propriamente dito. "Nós seremos a primeira Corporação do Corpo de Bombeiros no Brasil a usar a ferramenta. Nós também estamos no pré-lançamento do nosso novo sistema de ocorrências, na fase do término de desenvolvimento que vai facilitar nosso serviço referente ao cadastramento das ocorrências atendidas por nossa Instituição", pontuou o Subdiretor de Telemática  Major Marcus Queiroz.

Após perder uma amiga em um atropelamento criminoso em São Paulo em 2016, a médica emergencista Adriana Mallet percebeu que o atendimento a urgências poderia ser melhorado. "A maioria dos solicitantes de serviços de urgência tem poucas informações sobre as vítimas e não é raro desconhecerem o endereço da ocorrência. Isso atrasa o atendimento em minutos decisivos em casos de trauma grave", explica Adriana, que trabalha no SAMU de Limeira, no interior paulista.

O sistema de ocorrência é voltado para um novo serviço de tecnologia, e já está contemplado com certificados de ocorrência para o e-mail da vítima e sms, contempla também o mapa da quantidade de ocorrências, gravidade da ocorrência, fazer mancha de calor e etc. Vai ser uma mudança de paradigma tanto no atendimento quanto no despacho.

Com o app, totalmente gratuito, o atendimento de urgência é agilizado, o que pode significar a diferença entre a vida e a morte. "Em situações de traumas, falamos nos conceitos de `hora de ouro’ e `dez minutos de platina’, em referência ao tempo como fator decisivo para evitar a morte e reduzir sequelas", explica a médica.

Sobre o app -
O aplicativo 192 SMART nasceu de uma dor. Tornou-se possível graças ao apoio em rede. Por meio do aplicativo 192 SMART, gratuito para todos os usuários, qualquer pessoa pode fazer um chamado ao serviço de urgência de maneira rápida e inteligente. O app usa a exclusiva tecnologia SOSmart, que detecta colisões de forma automática. Com ela, o aplicativo pode realizar o chamado para o 192 mesmo que a vítima esteja inconsciente após um acidente.

O 192 SMART foi lançado oficialmente durante as atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização e de mobilização da sociedade civil sobre segurança viária. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ao baixar, o usuário preenche uma ficha com dados médicos básicos, como alergias, tipo sanguíneo, contatos de emergência etc. A partir daí, não precisa ter qualquer outra interação com a tecnologia.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
E Forum APH facebook Banner 6
Banner 06 - Aktar Motors - Setembro - 02
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital