Rava Campos Banner 1 - Abril 2019
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Superguianet - Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Estação da Luz fará troca de sistema de combate a incêndio

Reprodução/Globonews
Data: 18/08/2019 / Fonte: G1

São Paulo/SP - O Corpo de Bombeiros de São Paulo autorizou a substituição de duas bombas de combate a incêndio na Estação da Luz, no Centro. O projeto de troca desses equipamentos já havia sido aprovado em 2017.

A autorização foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13). Segundo o documento, o objetivo é o de aumentar a confiabilidade do sistema e a ideia é a de "substituir as duas bombas principais de incêndio de instalação horizontal em sucção negativa, por uma bomba principal para instalação vertical com as mesmas características hidráulicas, que dispensa o tanque de escorva existente, conforme previsto na NBR 16.704/2019 e NFPA 20".

Como principal justificativa para essa solicitação, a CPTM alega que essa modernização aumentará a confiabilidade do sistema da rede de hidrantes automáticos.

Língua Portuguesa

No dia 21 de dezembro de 2015, um grande incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa, anexo à estação. Um bombeiro que trabalhava no museu acabou morrendo no incêndio devido à uma parada cardiorespiratória.

Para combater o fogo foram usados 350 mil litros de água em um trabalho de 3 horas. Foram usados ainda 37 caminhões dos bombeiros. Na época, o G1 entrevistou o professor de engenharia, especialista em combate a incêndios e tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Cássio Armani, que chegou a afirmar que "no incêndio do Museu da Língua Portuguesa os hidrantes não estavam funcionando".

O fogo começou no primeiro andar, onde foi contido, mas se espalhou para o segundo e terceiro andares. O acontecimento gerou grande repercussão em vários órgãos culturais de todo o Brasil, que lamentaram o acontecimento.

Inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

A previsão é a de que o museu seja reaberto em 2020.

Incêndio histórico

A estação da Luz, em toda sua história, sofreu também com outro incêndio histórico. Essa tragédia aconteceu em no dia 8 de novembro de 1946 e parou a cidade de São Paulo. Na ocasião, segundo o então "delegado de incêndios", Rego Freitas, o incêndio aconteceu devido a um curto-circuito.

Essa versão foi corroborada por um funcionário da estação, Carlos de Castro, que também era eletricista e foi o primeiro a observar que havia fogo na estação. Durante o combate ao incêndio faltou água ao corpo de bombeiros que, em uma tentativa desesperada, utilizou a água do lago do Jardim da Luz, que fica em frente à estação.

A tragédia interferiu, até mesmo, no serviço dos Correios, que informou que "grande quantidade de correspondência ordinária, registrada, expressa e aérea foi inutilizada pela água". A torre do relógio também ficou destruída e o relógio foi comprometido.

Segundo o relato do jornal Correio Paulistano:
"Os ponteiros ainda podem marcar os minutos dramáticos. Mas, parece que não vão resistir à ação do fogo, que cresce para envolvê-los. E às 4h 15, as chamas atingem o topo da torre. os ponteiros não são mais vistos claramente. Já não há esperança de salvar o relógio. E daí a minutos que os ponteiros não marcam mais, a torre se transforma numa espécie de tocha. Um clarão vermelho, um olho grande no mesmo lugar onde antes se encontravam os ponteiros".

A estação só seria reaberta no ano de 1951.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Revista Emergência Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital