P SuperGuia Net banner 1
Banner_01 - Proteção Trinta Anos
 
 
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Ocorrências
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
E Cadastre-se Banner 4
E Proteção Digital Banner 5
E Superguianet - Banner 5
E Entidades Banner 5
E Fotos Redes Sociais Banner 5


Você está em: Noticias / Geral
Geral
Samu de Campo Grande receberá reforço de motolâncias
Data: 17/11/2017 / Fonte: G1

Campo Grande/MS - A partir de dezembro, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Grande passará a contar com o reforço de duas motocicletas equipadas com kit de atendimento médico básico. As chamadas "motolâncias" estão em processo de habilitação e os profissionais sendo treinados para garantir o atendimento mais ágil à população. Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde em 2009 e estavam passíveis de devolução se não iniciassem a operacionalização.

"É uma conquista para Campo Grande e para a população que vai contar com este tipo de atendimento com agilidade e segurança. Vencemos todas as etapas burocráticas, alinhamento de equipe e outras questões que barravam que este serviço fosse executo pelo Samu de Campo Grande, é um dos melhores do país", comentou o secretário de Saúde, Marcelo Luiz Brandão Vilela.

O processo de devolução foi suspenso no início do ano, após intervenção da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Desde então, os trâmites como seguros, certificados e a parceria para treinamento dos profissionais que vão pilotar as motos fosse celebrado.

Os técnicos de enfermagem e enfermeiros em processo de habilitação para conduzir os veículos pelas ruas da Capital estão sendo treinados pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) de Campo Grande. Segundo a Sesau, estes profissionais, além de serem os responsáveis por socorrer inicialmente quem necessita, precisam preservar a própria vida e a de outros motoristas enquanto trafegam, por isso esse treinamento é necessário.

A secretaria destaca que as motolâncias são utilizadas por serem mais rápidas do que as ambulâncias convencionais e contêm os principais materiais de primeiros socorros para auxiliar as vítimas de acidentes de trânsito, atropelamentos e problemas agudos de saúde antes da chegada do Veículo de Suporte Básico ou Avançado.

Para o coordenador do Samu 192 de Campo Grande, André Brito, as motolâncias são importantes, pois garantem primeiro socorro nos minutos inicias e cruciais da ocorrência. "Quando se trata de atendimento de emergência, os primeiros minutos são cruciais para preservar a vida do paciente e as motolâncias chegam aos locais com muito mais agilidade, enquanto as ambulâncias convencionais também estão se deslocando", garantiu.

Inicialmente, as motolâncias vão atender as ocorrências durante meio período do dia e com o apoio do comando do BPTran. Após os primeiros meses de operação, o funcionamento deve ser ampliado.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Geral
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
E Forum APH facebook Banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Emergência. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Emergência Outras Publicações Nossos Eventos Eventos Emergência SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Entidades Estatísticas Download Fale Conosco
Loft Digital