Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Emergência

Foi lançada nesta quinta-feira, dia 13 de maio, em reunião aberta realizada na plataforma Zoom, a campanha online #pantanal100cinzas. A ação foi desenvolvida pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do MS que é formado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Corpo de Bombeiros, o WWF-Brasil, a Defesa Civil, Famasul e demais entidades.

“A campanha foi criada em decorrência desses incêndios que nós tivemos no Mato Grosso do Sul em 2019 e 2020,  e o Comitê do Fogo criou um grupo de trabalho para tratar das questões preventivas para essa campanha” destaca o tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarineli, coordenador da Defesa Civil do MS e presidente do Comitê do Fogo.

A campanha é a primeira ação virtual organizada pelo Comitê do Fogo para prevenção a incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense. Conforme o tenente-coronel Catarineli salienta no áudio abaixo, a ação é composta de spots de rádios, material para publicação em redes sociais, cartilhas digitais com informações sobre o manejo integrado de fogo (prevenção e combate), divulgação das unidades de combate ao fogo, orientações para queima controlada, divulgação de números de emergência, orientações em caso de visualização de queimadas, bem como um histórico do fogo no Pantanal sul-mato-grossense.

Além disto, no áudio abaixo, o tenente-coronel Catarineli explica qual é o objetivo desta campanha realizada pelo Comitê do Fogo:

A campanha busca a conscientização de todos os envolvidos com o Bioma: turistas, pescadores, agricultores, assentados, ribeirinhos e sociedade urbana.

Sobre o Comitê do Fogo

O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o Estado de Mato Grosso do Sul foi reativado em 2017 pelo Governo do Estado. Seu objetivo é promover a discussão, a gestão, a coordenação, o monitoramento, a avaliação, a prevenção e o combate aos incêndios florestais no Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive propor normas.

Fazem parte do Comitê do Fogo: a Semagro, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Ibama, Dnit, Agesul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de MS, Polícia Militar Ambiental, EMBRAPA (representando instituições de pesquisas e ensino), WWF-Brasil e SOS Pantanal (Representando Organizações Não Governamentais), Famasul, Reflore, Biosul e Ministério Público Estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui