Crédito: CBMERJ

Fonte: CBMERJ

Trinta e oito guarda-vidas finalizaram o Curso de Operador de Embarcação de Resgate, realizado nos meses de julho, agosto e setembro. O COER 1/2021 (Baixadas Litorâneas) seguiu a diretriz do Comando-Geral da corporação de realização de cursos de especialização de forma descentralizada, visando a atender a demanda de formação de especialistas em todas as regiões do estado. Com isso, utilizando como bases o 18º GBM (Cabo Frio) e o 27º GBM (Araruama), o curso possibilitou a qualificação de um maior número de militares de Niterói, das Baixadas Litorâneas e do Norte Fluminense.

Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, a descentralização dos cursos torna possível um apoio institucional mais abrangente, além de maior intercâmbio no uso dos equipamentos.

Crédito: CBMERJ

– Ao levarmos o curso, que antes só acontecia na capital, para outras unidades, proporcionamos que mais militares da região participem. O resultado é a formação de um número expressivo de profissionais que já irão atuar no próximo verão na orla fluminense, de Niterói a São João da Barra – afirmou o coronel Leandro Monteiro.

O COER forma especialistas em salvamentos aquáticos com embarcações nos mais diversos cenários, seja no mar, em rios, lagos ou lagoas. Os militares são qualificados para atuarem em operações de resgate, seja operando Botes Infláveis de Resgate ou Auto Motos Aquáticas.

Os formandos estiveram, no dia 3 de novembro, juntamente com seus comandantes, no Quartel Central da corporação para se apresentarem ao comandante-geral, coronel Leandro Monteiro, e ao chefe do Estado Maior Geral, coronel Marcelo Pinheiro. Na ocasião, também estiveram presentes os instrutores e os comandantes dos  CBA IV (Norte Noroeste), V (Baixada litorânea) e X (Marítimo)  e do 2ºGMar, 4ºGMar, 5º, 9º, 18º e 27º GBM. 

– Todas as diretorias do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro estão por trás dessa formação. A soma dos esforços faz com que consigamos atingir nosso objetivo maior: atender com excelência a população de todo Estado, salvando vidas e patrimônios – completou o coronel Leandro Monteiro.

Crédito: CBMERJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui