Crédito: Divulgação

Fonte: Prefeitura de Curitiba

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba prestou apoio a um simulado de plano de emergência organizado pela equipe de Segurança do Trabalho do Hospital Santa Casa de Curitiba. A atividade trabalha os protocolos de emergência que devem ser seguidos em caso de incêndio, com base na Norma de Procedimento Técnico (NPT) 17 do Corpo de Bombeiros.

A NPT determina também que este tipo de operação seja realizado pelo menos uma vez por ano, e a presença da Defesa Civil ajuda a garantir que o evento ocorra de forma adequada. 

“A presença da Defesa Civil no local dá mais credibilidade a esses simulados, já que conseguimos auxiliá-los nos pontos de encontro e nas rotas de emergência”, explica Rodrigo Alipio, integrante da Defesa Civil. 

Apesar de a Defesa Civil já executar este tipo de simulado em unidades de ensino, como parte do programa Conhecer para Prevenir (CPP), esta foi a primeira vez em que a participação foi em um hospital, o que demandou algumas adaptações.

“O simulado foi feito de forma setorizada, para que o hospital não tivesse que parar o seu funcionamento”, comenta Alipio. “Para evitar transtornos, as centrais de emergência do município também foram avisadas da ocorrência dos simulados via telefone”.

A experiência, de acordo com Alípio, pode subsidiar novas atividades simuladas em outros ambientes hospitalares.

Além disso, a estruturação de um ambiente propício para atendimento de emergências em rede recebe a orientação da Defesa Civil em duas frentes principais, com os Planos de Auxílio Mútuo (PAM) organizado entre as empresas da CIC (ambiente industrial) e o dos hospitais. 

Orientações da Defesa Civil

Empresas, escolas, hospitais e outros órgãos interessados em contar com o apoio da Defesa Civil na aplicação de um simulado de plano de emergência podem fazer a solicitação com o envio de um ofício destinado ao secretário de Defesa Social, Péricles de Matos, pelo e-mail [email protected] 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui