Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG

Fonte: Governo de Minas Gerais

O governador Romeu Zema realizou a entrega, em Lavras, no Sul de Minas, nesta quinta-feira (21/10), de 30 kis da Defesa Civil para municípios da região. Este é o maior investimento já feito em Defesa Civil na história de Minas Gerais, segundo a instituição. Ao todo, serão entregues 497 kits.

Para Lavras e região, foram entregues 30 kits de Defesa Civil – sendo 29 para municípios e um para a Regional da Defesa Civil, com sede da 6ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais. Cada kit tem custo de R$ 163,4 mil e é composto por uma caminhonete 4×4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. Os investimentos para a compra dos equipamentos são frutos de Ajustamento de Conduta com a Vale S.A. e intermediada pelo Ministério Público Estadual.

Zema destacou que os kits serão de extrema importância para os municípios de Minas se reestruturarem para melhor atender à população principalmente no período chuvoso, que teve início neste mês e vai até março do ano que vem.

“Estamos aqui fazendo a entrega de viaturas da Defesa Civil para que o mineiro seja mais bem atendido em caso de enchentes. E muitas prefeituras que estão recebendo são prefeituras pequenas que muitas vezes não têm o Corpo de Bombeiros”, destacou o governador.

Os outros 29 municípios que receberão os equipamentos nesta quinta são: Oliveira, Itutinga, Carmópolis de Minas, Ribeirão Vermelho, Santo Antônio do Amparo, Monsenhor Paulo, Jesuânia, Três Pontas, Campo Belo, Varginha, Campanha, Três Corações, Coqueiral, Candeias, Cambuquira, Luminárias, Passa Tempo, Cristais, Ilicínea, São Francisco de Paula, Lambari, Piracema, Ibituruna, Cana Verde, Nepomuceno, São Bento Abade, Aguanil e São Thomé das Letras.

Estado equipado

Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG

O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Osvaldo Marques, destacou a importância dos equipamentos para as prefeituras na estruturação das ações e no tempo de resposta para a população.

“Os novos veículos e os equipamentos que serão entregues aos municípios darão maior rapidez e mais qualidade aos atendimentos, auxiliando, também, na disseminação de comportamentos resilientes, voltados à proteção e à defesa civil no Estado de Minas Gerais”, explica o coronel.

Para todo o estado, serão 497 kits de proteção e defesa civil, que foram adquiridos com recursos do termo assinado junto à Vale e ao Ministério Público, devido ao rompimento da barragem em Brumadinho. Na tragédia, 272 perderam a vida. Oito joias – como os familiares chamam as vítimas ainda não localizadas – ainda não foram encontradas.

Do total de 497 kits, 479 serão destinados aos municípios e 18 para as Regionais de Proteção e Defesa Civil (Redec). Os demais kits serão entregues nas próximas semanas.

Com essa ação, serão estruturados 60% dos municípios mineiros, dando condições logísticas para atuarem, tanto na prevenção aos desastres quanto no atendimento e assistência à população.

Processo de seleção

Para selecionar os municípios contemplados, o Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenaria Estadual de Defesa Civil (Cedec), realizou um Edital de Chamamento Público.

No total, 534 municípios apresentaram documentação em envelopes lacrados, com a finalidade de participar do processo e comprovar o preenchimento dos requisitos constantes do edital. O material foi conferido e analisado pela Cedec, que fez a classificação dos 479 municípios contemplados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui