Data: 14/04/2010 / Fonte: Redação Revista Emergência

Foto: Divulgação 

Maquiné/RS – O ecoturismo e os esportes de aventura são os segmentos que mais têm se desenvolvido no Brasil nos últimos anos e como característica inerente está o risco. Com aumento na prática de esportes e aventura na natureza existe a necessidade da criação de grupos de busca e salvamento, principalmente em regiões isoladas.

Para isso existe, em Maquiné/RS, um grupo de condutores locais de ecoturismo que cria condições seguras para a prática, por meio da prevenção de acidentes, principal papel e função do GVBS (Grupo Voluntário de Busca e Salvamento), e de ações de busca e salvamento de vítimas com um sistema de resgate preparado para atender às situações de emergência. Além de implementar iniciativas como educação, preservação ambiental, auxílio à comunidade em situações adversas, entre outros.

O Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, noas dias, 20 e 21 de março de 2010, participou do V Salão Gaúcho de Turismo, em Caxias do Sul. No evento o GVBS expôs material de busca e resgate em matas, em ambientes verticais e o kit de resgate.

Maquiné

Maquiné é um município gaúcho inserido numa das maiores reservas de mata atlântica do Estado. Com uma geografia diversificada, planícies, lagoas, encostas e serras, rios e cascatas, é um local muito procurado por ecoturistas e praticantes de esportes de aventura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui