Data: 04/06/2010 / Fonte: Departamento de Comunicação Social de Itanhaém

Itanhaém/SP – Foi realizado no sábado, dia 29, no Centro Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), o treinamento com 120 professores das redes municipal e estadual, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). A ação fez parte do projeto “A Cidade em Defesa da Vida”, foi promovido pelo Instituto de Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês.

O objetivo da ação foi disseminar conhecimento por meio do treinamento de pessoas que auxiliem vítimas nas medidas básicas e tratamento inicial de parada cardiorrespiratória. Os professores tiveram aulas práticas e teóricas com profissionais do Hospital para agir em situações de emergência. Os docentes ainda contaram com o auxílio de kit educativo para autotreinamento.

A professora da E.M. Dalva Datti Ruivo, Celina da Silva Dias, conta que teve bom proveito do programa. “O treinamento foi excelente. Pudemos aprender e tirar dúvidas com os profissionais e os professores já estão passando as informações aos alunos”.

Com o treinamento realizado, o projeto “A Cidade em Defesa da Vida” passará para a próxima etapa, que fará a distribuição de bonecos que auxiliarão os professores a transmitir as experiências aos alunos. Há ainda o projeto de realização de uma gincana entre todas as escolas da Cidade, para promover a interação entre os alunos e troca de experiências.

Segundo o coordenador e diretor médico do SAMU-192 Litoral Sul, Amir Bahmad, os professores serão agentes multiplicadores do conhecimento adquirido com o treinamento. “Os professores demonstraram muito interesse e dedicação pelo projeto. Queremos realizar o mesmo procedimento com as associações de bairros, para que possamo instruir o maior número de pessoas”.

O projeto “A Cidade em Defesa da Vida” ainda realizará, em junho, o treinamento com 50 profissionais da saúde do Município, entre técnicos de enfermagem e condutores de emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui