Crédito: Polícia Militar/Divulgação

Fonte: G1

As diretrizes organizacionais da Defesa Civil Estadual e o nivelamento de ações de prevenção e pós-desastres foram tema de uma reunião em Divinópolis na quarta-feira (15). Na ocasião, também foram abordadas as atribuições do agente regional de Defesa Civil.

A reunião foi realizada na sede do Batalhão da 7ª região da Polícia Militar (PM) e presidida pelo Coordenador Regional de Defesa Civil, coronel Wemerson Lino Pimenta.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o encontro teve como objetivo apresentar o agente regional de Defesa Civil do Estado, subtenente Rodrigo Gomes de Oliveira, da 7ª Região da Polícia Militar (PM), e apresentar a nova restruturação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec).

Reunião

Em entrevista ao G1 o subtenente Rodrigo Oliveira explicou que assumiu o cargo de Agente Regional de Defesa Civil há cerca de dois meses. O objetivo da reunião foi alinhar com os órgãos envolvidos qual será o papel desempenhado por ele nesta função.

“A proposta da reunião foi mostrar qual é a função do agente regional para que as coordenadorias municipais não fiquem sem um norte, um direcionamento de ações da Defesa Civil”, acrescentou.

Ainda segundo Oliveira, as ações serão potencializadas em Divinópolis e nos outros 50 municípios e 40 distritos que abrangem a 7ª Região.

“Pontuando com os municípios as questões de Defesa Civil temos a probabilidade de todos entenderem qual a função do agente e isso vai maximizar as questões de prevenção dentro dos municípios. Algumas cidades que não têm a coordenadoria estruturada, ninguém para falar sobre a defesa civil, muito menos para tomar alguma ação caso seja necessário. Então vamos buscar estes municípios e pontuar para eles o que é necessário que saibam sobre a área”, explicou.

Ainda segundo o subtenente Oliveira, o papel desempenhado por ele será promover o elo entre os municípios e o Estado no que diz respeito a ações de Defesa Civil.

Participaram do encontro militares do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Sétima Região da Polícia Militar (7ª RPM) e 23º Batalhão da Polícia Militar.

Novos equipamentos

Dezessete cidades do Centro-Oeste vão receber os kits, compostos por caminhonete 4×4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital, conforme lista divulgada pelo Estado. Na segunda-feira (13) o G1 noticiou que Divinópolis está entre os municípios.

De acordo com a Prefeitura de Divinópolis, os equipamentos, segundo o Executivo, são para garantir o atendimento em situações de emergência como inundações e outras situações adversas.

Segundo o Estado, a compra dos veículos e dos demais produtos está sendo feita com recursos provenientes de um Termo de Compromisso específico (TAC Defesa Civil), celebrado em novembro de 2020 e incorporado pelo Termo de Medidas de Reparação Integral dos danos causados pelo rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IVA na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui