Data: 18/02/2013 / Fonte: Diário de Santa Maria

Santa Maria/RS – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria e o 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAv), o Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria, farão uma parceria para treinamento de técnicas de salvamento e transporte de aéreo de pacientes em casos de desastres.

O primeiro encontro será nesta terça-feira, às 10h, na Basm. A equipe do Samu que não estiver em serviço irá até a Basm, levando a UTI móvel que não está sendo usada na cidade. As outras quatro ambulâncias que prestam serviço no município continuarão atuando normalmente.

Segundo o tenente-coronel Alex Moreira Amaral, comandante do esquadrão Pantera, no encontro, devem ser definidas futuras ações de treinamento em conjunto. De acordo Carlos Fernando Dornelles, médico do Samu, a parceria será muito importante nos casos de desastres em que possa ser usado salvamento aéreo. Para isso, uma das técnicas que deve ser treinada é a melhor adaptação dos Black Hawk – helicópteros utilizados no esquadrão – com UTI móveis para transporte de pacientes.

Recentemente, no caso da tragédia da boate Kiss, cerca de 20 pacientes foram transportados nos Black Hawk de Santa Maria para Porto Alegre no dia do incêndio. Além deles, foram usados aviões da Brigada Militar e da Força Aérea Brasileira para levar vítimas à Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui