Data: 18/02/2014 / Fonte: Terra

Jundiaí/SP – O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Jundiaí ganhou uma ambulância com tração nas quatro rodas para chegar à regiões de difícil acesso ou zona rural.

E para o motorista não se perder no caminho para o socorro, agora há localização imediata das unidades na tela de controle por GPS.

Entre as novidades tecnológicas implantadas pela Secretaria de Saúde de Jundiaí no serviço de socorro está a comunicação digital com os médicos e transmissão de imagens de orientação de procedimentos.

Na central de regulação, os operadores de rádio orientam as equipes na rua e enxergam a movimentação das viaturas em um mapa na tela. O serviço, chamado Hytracks, tem agora duas antenas repetidoras (na Serra do Japi e no Jardim Tarumã), o que garante o alcance do sinal em 100% do território do município de Jundiaí.

Tração 4×4
Outra novidade do serviço é o esperado recebimento de uma caminhonete com tração 4×4, chamada de VIR (Veículo de Intervenção Rápida) nos protocolos do Ministério da Saúde.

Ele vai substituir a ambulância de tipo USA com a equipe médica e chegar a lugares atualmente interditados para aquela, como alguns trechos da zona rural, da região da Serra do Japi ou de bairros sem infraestrutura.

Assim que a tramitação for concluída, a ambulância que atualmente presta esse serviço vai para a chamada reserva técnica, para dar continuidade do atendimento quando os veículos principais precisam de manutenção.

De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, o  Aglomerado Urbano de Jundiaí vem discutindo a implantação de um Samu que atenda os sete municípios da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui