Crédito: Divulgação/Kiw Assessoria

Fonte: G1

As sirenes da Usina Hidrelétrica de Lajeado serão acionadas durante uma ação de treinamento nesta quarta-feira (17). O treinamento deve começar as 9h e o acionamento das sirenes está previsto para 10h30. O exercício terá participação do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Prefeitura de Lajeado, Bombeiros e outros órgãos.

A população vem sendo alertada para esta ação e a orientação é que todos se mantenham calmos, uma vez que não se trata de uma emergência real.

A ação faz parte da Operação Lajeado, que será realizada pelo o 22° Batalhão de Infantaria no período de 16 a 18 de novembro 2021. A atividade busca orientar o planejamento, preparação e execução da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Planalto.

Durante a programação também serão realizadas ações cívico-sociais como atendimento médico, odontológico, entre outras atividades voltadas para o apoio à população local.

São aproximadamente 150 pessoas envolvidas no exercício entre homens do 22° Batalhão e Infantaria, Defesa Civil Estadual e Municipal de Lajeado, militares da Capitania Fluvial Araguaia Tocantins, Corpo de Bombeiros Militar, do 1° Batalhão de Bombeiros de Palmas, Polícia Civil e Militar.

As sirenes

O sistema de alerta com sirenes foi instalado abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em 2020, pela empresa que administra a UHE, a Investco. São dez torres de alerta sonoros instaladas em uma extensão de dez quilômetros no sentido da correnteza do rio.

Os equipamentos servirão para alertar a população sobre eventuais riscos relacionados ao funcionamento da usina. O projeto custou aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Segundo a Investco, o sistema busca promover mais tranquilidade e segurança à comunidade local, evitando a propagação de fake news envolvendo rompimento da barragem. Em 2019, por exemplo, um boato se espalhou em Tocantínia e os moradores evacuaram a cidade no meio da noite.

Além das sirenes, o sistema de alerta prevê a demarcação de pontos de encontro e rotas de fuga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui